A diferença entre um sumário executivo e uma introdução
Depois de muito tempo a passar os olhos por milhares de documentos, constato que persiste um hábito do qual tenho imensa pena: há ainda demasiada confusão entre um sumário executivo e uma introdução.
Um bom sumário executivo poupa imenso tempo, porque percorre todo o documento que procura resumir. Pode ser mesmo a diferença entre o leitor apreender ou não as mensagens-chave do documento. E em muitos casos, é mesmo o único excerto do documento que vai ser lido.
O SE é a última coisa a fazer num documento. Se, digamos, existem 5 capítulos no documento, deve ser construído com um parágrafo que sintetiza cada capítulo. É por isso que se chama sumário executivo. É um sumário para entregar a um executivo. Nunca devemos confundi-lo com a área em que se explica para que serve o documento, ou na qual se registam os agradecimentos.
Se mais SE o fossem efetivamente, é possível que os decisores estivessem mais vezes alerta para informações que tornariam melhores as suas decisões.
Quando aparece um sumário executivo que cumpre a expetativa, isso apresenta bem o documento e cria mais motivação para ler o resto.