A criação de valor e as parangonas
Artigos recentes
- Saber estar, saber sair 10 de Dezembro, 2022
- Um CFO também chora 20 de Novembro, 2022
- A adoção tecnológica nas empresas – porque falha? 10 de Novembro, 2022
- Friday night state of mind 27 de Outubro, 2022
- Antes das férias: a aprendizagem de Agosto 25 de Setembro, 2022
Categorias
Arquivo
Tags
abstração, acionista, análise, aprendizagem, apresentação, autenticidade, capacidade, carreira, CFO, comunicação, confiança, consistência, cultura, custos, decisões, Empresa, estratégia, exigência, expetativas, exploração, foco, frontalidade, gestor, gestão, ideias, imagem, influenciar, lider, liderança, objetivo, objetivos, oportunidade, organização, palavra, pessoas, prioridades, profissional, recrutamento, recuperação, reflexão, sair, SBA, tecnologia, tempo, transformação
Há uns anos, assisti a uma conferência da Graça Machel (este post não é sobre ela). Estávamos no pico das Eólicas do Eng. Sócrates (este post não é sobre ele) e o nosso discurso era promover em Moçambique projetos na área da energia.
A dita senhora explicou algo cristalino: o Mundo não necessita apenas de boa energia e infraestruturas. Necessita de coisas mais básicas como comida e roupa.
Sempre resisti a confundir a exploração de uma boa oportunidade com a redução do mundo a essa oportunidade. Uma coisa boa não tem que ofuscar o resto. Tive oportunidade de discutir isso mesmo entre amigos, antes deste momento insólito que vivemos, a propósito de uma ideia de turismo sustentável, de elevado valor acrescentado e diferenciado. Que valorize o nosso território, em vez de o descaraterizar.
Neste ciclo de recuperação que vamos viver, assim que o País deixe de ser gerido por epidemiologistas, gostava muito que fosse possível apoiar mais a economia real e tradicional. Empresas que já existem, com história, e que pagam os impostos que nos compram camas em hospitais e secretárias nas escolas.
Podem não gerar parangonas. Não cabem nas web summits da vida. Mas é lá que está muito do emprego e parte não desprezável da criação de valor sustentável.