Lessons Learned 1000×1000

Uma das ferramentas de multinacional que um dia conheci é o “lessons learned”.
Simples, mas impactante.

Aplica-se no fim de um ciclo (projeto, período, apresentação, etc.), sobre o que correu bem e o que pode correr melhor.

Lembrar o que correu bem é importante:
1. Se fizemos algo que resultou, importa registá-lo, para que o possamos repetir.
2. Se fizemos algo que é bom, e tentarmos melhorar, corremos ” o risco” de ser excelentes.
3. Lembrar um detalhe positivo num evento negativo é a semente da recuperação de ânimo.

Registar o que podia correr melhor, vale muito. A base não é perguntar “o que correu mal” (pode ser que nada tenha corrido mal) mas sim se podia ser melhor.
Para:

1. Identificar o caminho de melhoria, sem dramatizar o status.
2. Clarificar se necessitamos de terceiros.
3. Estabelecer prioridades concretas sobre a melhoria projetada.

Uma Professora ensinou-me a procurar ” 1000 melhorias de 1000, em vez de 1 melhoria de um 1.000.000. Estas últimas acontecem mais por sorte do que por genialidade. E quem sabe, se não se descobre uma melhoria de 1 milhão, quando procuramos uma de 1000.

São ferramentas como o Lessons Learned que nos levam a melhorar 1000×1000.
Algo de fundamental numa transformação.