O rigor e a minúcia – Qualidade
Entregar Qualidade é exceder as expetativas. Regras que sigo:
1. Clarificar expetativas e stakeholders relevantes. Quem é que tem que ter que expetativas satisfeitas. Um profissional da minúcia consome-se com o inútil.
2. Identificar meios viáveis de ir ao encontro das expetativas. Em caso extremo, saber dizer não ou explicar que o impossível tem um custo. Um profissional da minúcia é incapaz de gerir os outros.
3. Criar um efeito surpresa. Um add-on, uma 2a derivada. Mas só depois de garantir que se cumpre a expetativa efetivamente verbalizada. Um profissional da minúcia entrega-se à 2a derivada sem cumprir a 1a.
4. Entregar deliverables com efeito visual cuidado. Se não parece bom, não deve ser. Um profissional da minúcia cria ruído visual por exemplo com uma utilização de cor excessiva e sem estratégia.
5. Criar 2a derivada de robustez, que permita enfrentar um escrutínio mais exigente. A ideia é alguém analisar a fundo e concluir “isto estava mesmo bem feito!”. O profissional da minúcia não tem sentido crítico ou sanity check.
Rigor não é minúcia.