Winning presentations/audiência
Quando preparamos uma apresentação, antes de fechar o objetivo, há que refletir sobre a audiência.
A quem se destina ?
a) Que conhecimento tem do tema?
b) Que expetativas tem?
c) É um grupo homogéneo ?
d) São antagónicos, apoiantes ou passivos ?
e) Deixam falar ou interrompem ?
f) Gostam de detalhe ou abstraem-se ao fim de 5 minutos?
g) Como lidam com o humor?
A resposta condiciona o conteúdo e a forma da apresentação e permite afinar o nosso objetivo.
Uma audiência tecnóloga não está preparada para o jargão de gestão e vice-versa. Ter toda a gente no barco é importante. Criar uma base de informação comum ajuda a que ninguém se perca.
Nos primeiros minutos de uma apresentação, os membros da audiência perguntam-se:”what is in it for me” ? Temos que responder a esta pergunta quando nos preparamos.
Há que perceber quem está connosco e quem tem uma visão antagónica. Os primeiros reforçam a credibilidade da nossa ideia. Quem está contra levanta questões que outros podiam ter (há que as antecipar).
Quando me pedem uma apresentação, faço esta reflexão. It works.
“A good teacher, like a good entertainer, first must hold his audience’s attention, the he can teach his lesson.”
John H. Clark
Next Step: OBJETIVO…