Winning Presentations/Conteúdo
Temos estado a recuperar os fundamentals de uma apresentação. Em posts anteriores, abordei a audiência, o objetivo e a estrutura. Temos ainda que ver o conteúdo e a forma.
O conteúdo de uma apresentação tem um valor variável, em função das decisões que o antecedem (audiência, objetivo e estrutura). Dois slides iguais não valem o mesmo em apresentações diferentes.
Há algumas ideias que resultam:
1. 1 tema/1 slide. Misturar ideias num side gera o risco de não se compreender nenhuma delas.
2. “So what ?” – O valor está na 2a derivada. É inexplicável ver um gráfico com um comentário que coloca em prosa a leitura direta do gráfico. Que análise se pode fazer mais?
3. Uma imagem vale por 1000 palavras e por 500 números.
4. Antecipação de objeções.Apresentações impecáveis são arrasadas com uma pergunta não prevista.
5. Síntese. Slide de conclusões e não mais do que 20 a 30 slides (versão ultra longa) no corpo principal da apresentação.
6. O slide está na sequência certa ? Olhar para o que vem antes e depois e fazer pontes.
7. Uma estratégia para cada slide: qual a mensagem-chave ? Que comentários quero acrescer?
Um slide assertivo e subordinado à estratégia nunca me levou menos do que uma hora a preparar.
Next: Forma