Winning Presentations/Forma
As boas ideias e mensagens são como a mulher de César: têm que ser e parecer.
Numa semana de trabalho, os decisores são confrontados com dezenas ou centenas de documentos que concorrem pela sua atenção. É necessário algo para que o conteúdo se destaque.
Se o trabalho tem uma preocupação de ser visualmente apelativo, com um ar “clean”, ele decididamente terá melhores hipóteses de ter tempo de antena. É evidente? É. Só falta compreendermos, então, porque recebemos tantos documentos, apresentações e folhas de cálculo com um aspeto menos cuidado.
Uma palavra sobre a proporção entre forma e conteúdo. Conteúdo sem forma não se vende. Forma sem conteúdo é ridículo.
Por isso:
1. Uma apresentação deve seguir um formato, com cabeçalho, rodapé, tipos de letra e títulos formatados de forma similar (entre os slides).
2. Numa apresentação para projetar, usar bullets e frases curtas.
3. A simplicidade paga, especialmente se simplificarmos coisas complexas.
4. KILL – Keep it Large and Legible.
5. Não utilizar letra de imprensa.
6. A cor é a propósito para destacar algo – com estratégia.
7. Animações sim, ao serviço da melhor compreensão.
8. Humor sim, relacionado com o tema e apenas em audiências com alguma informalidade.